Quando começamos nossa carreira na Fonoaudiologia desejamos nos tornar profissionais de sucesso, reconhecidos e valorizados pelo mercado de trabalho, certo?
Comigo não foi diferente!
Quando eu comecei na Fonoaudiologia (já se vão quase 12 anos rs) eu também queria alcançar esse lugar, ter esse título de “bem-sucedida”, mas eu não sabia muito bem quais atitudes me levariam até lá.
Alguns erros e acertos depois, eu venho aqui te contar quais comportamentos me deram o título de “Fonoaudióloga bem-sucedida”, com a ideia de ajudar a sua carreira e transformar a Fonoaudiologia em uma profissão que reflete o valor verdadeiro dos seus profissionais.
Mantenha uma rotina de atualização constante
Pode parecer “conversa de professor”, mas não é! O fonoaudiólogo que se atualiza diariamente está sempre um passo à frente.
Na área da saúde tudo evolui muito rápido. O conhecimento da semana passada pode já ter sido superado ou acrescido de informações. Aquela estratégia de reabilitação que você usou desde o seu primeiro paciente pode já não ser mais tão precisa.
Eu te oriento a criar o hábito de ter 30 minutos diários para se atualizar na área em que você atua. Pode ser lendo um artigo científico, ou um capítulo de livro ou assistindo uma aula de um curso de atualização.
Faça com que esses 30 minutos aconteçam no seu dia-a-dia: levante mais cedo ou vá dormir um pouco mais tarde.
Se especialize na sua área de atendimento
Quando queremos atender todas as especialidades fonoaudiológicas, ou diferentes faixas etárias, nem sempre conseguimos oferecer o melhor atendimento ou nos destacarmos como referência naquela área.
Tire um tempo para refletir sobre qual será a sua demanda, a faixa etária, os locais de atendimento. Reflita sobre as necessidades do mercado de trabalho atual e futuro. Saber as respostas para essas perguntas te farão saber o que buscar para se especializar.
Quando não nos aprofundamos em nenhuma área de atendimento, temos a sensação de estar sempre “correndo atrás do prejuízo”, oferecendo menos do que gostaria ao paciente.
Lapide seu raciocínio clínico
Chegar no atendimento do paciente neurológico sem saber o que é importante avaliar, identificar, e como reabilitar não te levará a um lugar de sucesso na Fonoaudiologia.
Atender todos os pacientes com os mesmos protocolos, realizando os mesmo exercícios e esperar resultados diferentes também não.
É preciso que você atue de forma personalizada com cada paciente!
Investigue a história de vida, além do histórico clínico do paciente. Faça testes terapêuticos a cada estratégia/exercício proposto e adapte para a necessidade de cada paciente. Entenda que cada cérebro responde de forma diferente porque viveu experiências cognitivas diferentes ao longo da vida.
Saiba definir o seu valor como Fonoaudiólogo
Aqui eu vou ser bem sincera e te falar que nenhuma das dicas anteriores surtirão efeito se você não souber se valorizar e sair aceitando as propostas de remuneração indecentes que existem por ai.
O valor que recebemos em dinheiro vai muito além do “preço”. Ele engloba o profissional que você é de forma completa e a qualidade do serviço que você presta.
Tenha em mente o quanto você considera justo receber pelo serviço que você presta e não aceite nada menos.
Colocando em prática todos esses comportamentos eu garanto que você chega lá!
Se essa dicas te ajudaram, compartilhe este artigo com um colega fonoaudiólogo para que ele tenha acesso a esse conteúdo também. ????