Eu sei que você, fonoaudiólogo que atende na sua grande maioria pacientes pelo convênio médico se pergunta constantemente como conseguir converter cada vez mais pacientes particulares, não é mesmo?
Eu também sei que a busca por profissionais que atendem convênios é grande. O número de pacientes que possuem planos de saúde e precisam do atendimento fonoaudiológico cresce diariamente.
Mas será que vale a pena atender pelo convênio?
Umas das maiores queixas que recebo diariamente de vocês é que o valor pago pelos convênios é quase sempre muito baixo. Tem propostas que chegam a ser vergonhosas!
Além da proposta financeira ser ruim, as condições de trabalho nem sempre são as ideais.
Propostas de atendimentos de 30 minutos (ou menos) que não te deixam entregar qualidade, pacientes complexos com várias demandas, famílias inquietas, equipe nem sempre motivada ou colaborativa com as nossas condutas e solicitações.
Você já colocou na ponta do lápis que…
Além de tudo que eu descrevi acima, o material que você usa em terapia quase sempre sai do seu bolso, não é mesmo?
A burocracia nunca acaba.
O trânsito é uma sobrecarga à parte.
E sempre aparece de tudo, não é mesmo? Aparece adulto, criança, idoso, recém-nascido. AVC, Alzheimer, Pós-COVID, TCE, Câncer de cabeça e pescoço, sem falar nas patologias infantis que são diversas!
Eu sei que você está pensando que apesar de tudo isso, a conta fecha e no final do mês, você paga os boletos e respira aliviada.
Mas me conta a verdade…
A conta só fecha no final do mês porque você se desdobra e atende 10 pacientes no dia.
Começa cedo sem ter hora para terminar.
Descanso, lazer e investimento profissional sempre ficam para depois.
Estou certa sim ou com certeza?
Então vamos lá:
Será que vale a pena aceitar trabalhar com planos de saúde, sabendo das condições desfavoráveis e dos valores de repasse cada vez mais baixos?
Você pode até me responder que, na maioria dos casos, essa é a única opção de emprego. Mas será que precisa ser assim pra sempre?
Eu não sou contra a pessoa trabalhar no convênio, certo?
O que eu acho é que se você sente que aquele atendimento não te faz feliz por tudo o que já falamos antes, essa sensação vai te desmotivar profissionalmente e você vai deixar de buscar oportunidades melhores.
4 Passos infalíveis para ganhar mais atendendo particular
Pensando nisso, vou te deixar 4 estratégias que, se você colocar em prática, vai conseguir ganhar mais e reverter essa situação.
1. Saiba calcular a sua hora
Eu não sei se já te ensinaram, mas é necessário que você saiba como calcular o valor da SUA hora de trabalho. Para dar esse pulo de um emprego para o outro, saber esse valor na ponta da língua é fundamental.
Divida o número de horas que você trabalha atualmente pelo valor total que você recebe no final do mês: esse é o valor da sua hora atualmente!
Some o quanto você investiu nos seus anos de faculdade e nos cursos de especialização/aprimoramento/atualização, além do valor gasto em materiais e investimentos na sua carreira, e dividir esse total pelos anos gastos com essa aprendizagem.
Compare os dois valores.
Sabendo que o ideal é você ter, no mínimo, 30% de lucro, como estão seus ganhos por ai?
2. Se especialize em uma área
Após a primeira estratégia, eu te convido a pensar no que você mais gosta de atender nesse universo que é a Fonoaudiologia! Ou seja, pense em qual área da Fonoaudiologia você deseja se especializar!
Mas pensa em tudo: área de atuação, patologias, faixa etária dos pacientes.
Pensa até mesmo no local que você se identifica mais: hospital, ambulatório, consultório, domiciliar… São muitas possibilidades!
3. Se atualize sempre
O caminho é pensar em todas as estratégias que você precisa adotar para conseguir atender só o que você gosta.
Uma delas é investir em cursos que vão te especializar e te preparar para atender com excelência essa população.
Outra estratégia é investir em atualização diária, seja lendo um artigo por dia sobre o assunto, seja participando de grupos de estudos sobre o tema.
4. Invista na sua rede de contatos
Invista fortemente em criar uma rede de contatos dentro desse pequeno mundo dentro do universo da Fono. Estou falando de divulgar o seu trabalho de forma eficiente.
Médicos, fisios, nutris, terapeutas ocupacionais… Profissionais que vão te indicar para equipes e pacientes.
Aos poucos, você vai ganhando autoconfiança e reconhecimento, duas ferramentas fundamentais que te ajudarão a perceber que 2 pacientes no consultório pagam o mesmo que 10 no convênio.
6 horas no ambulatório paga o mesmo que um dia de atendimentos domiciliares.
Se você colocar em prática essas 4 estratégias que eu te expliquei, tenho certeza de que, além de ganhar mais e trabalhar menos, você ganhará muito mais qualidade de vida!