Diariamente eu recebo a mesma pergunta de diferentes colegas fonoaudiólogos: como eu agrego valor ao meu atendimento?
A maioria das pessoas responderia pensando somente em um significado da palavra valor, no significado financeiro dessa palavra. Mas para mim, o valor vai muito além da quantidade de dinheiro cobrada por um determinado serviço.
E então, como eu defino valor?
Eu, Paola Pucci, entendo valor como algo muito além da quantidade de dinheiro. O meu, o seu, o nosso valor é a combinação de fatores essenciais para uma boa prática profissional.
Respeito, conhecimento, qualidade, profissionalismo, horas de trabalho e comprometimento são fatores que, para mim, definem um profissional de excelência.
Como considerar esses fatores na sua precificação?
Ao definirmos o nosso valor, que será expresso em número, mas também estará implícito às nossas atitudes como fonoaudiólogo diferenciado, eu te oriento a considerar todo o seu conhecimento já adquirido e que é continuamente atualizado.
Não é qualquer pessoa que encara 4 ou 5 anos de formação (muitas vezes integral), com disciplinas complexas, horas de dedicação e aprendizagem.
Fora isso, quantas outras muitas horas você já dedicou nos cursos de especialização e aprimoramento? Quantas horas lendo artigos e se atualizando diariamente?
Todas essas horas estarão refletidas na qualidade da sua prática profissional, no material que você utiliza, na sua fala durante as conversas construtoras de conhecimento para familiares/cuidadores durante o processo terapêutico.
Seu profissionalismo e postura refletirão seu valor diante das dúvidas, das situações adversas, das trocas com a equipe por meio de condutas assertivas, eficientes.
A cada hora dedicada…
As horas que você dedica a cada um dos seus pacientes não são somente as que você passa lado a lado com ele à beira de leito, ou em casa, ou no consultório.
Geralmente, as horas que passamos à distância, preparando a sessão e estudando a melhor forma, a melhor estratégia para cada caso são as mais importantes, mas as mais “invisíveis” aos olhos de quem contrata o serviço.
Todo o seu comprometimento com aquela vida, todo seu empenho em favorecer o melhor ambiente de reabilitação são expressos através do respeito pela história do seu paciente ao personalizar e individualizar as sessões.
É através da sua prática diária que você poderá mostrar esse fator tão essencial que compõe o seu valor como profissional diferenciado.
Finalmente…
Então, ao dizer a uma paciente o valor da sua sessão (seja para iniciar um processo terapêutico ou seja para justificar um reajuste), esteja atento se você deixou claro que o seu serviço vai muito além do preço que você propôs.
Cabe à você, fonoaudiólogo, demonstrar que há muitos outros fatores diretamente relacionados e que compõem, de forma justa, o valor da sua excelência!
Se isso faz sentido para você, compartilhe este artigo com um colega fonoaudiólogo!