Como atuar dentro da equipe multidisciplinar?

Todo Fonoaudiólogo deveria saber que construir uma boa rede de contatos é fundamental para promover um atendimento de qualidade ao paciente, além de ser fator importantíssimo na caminhada rumo ao sucesso profissional.

Pensa comigo: quando você sabe como atuar dentro da equipe multidisciplinar, você tem a possibilidade de mostrar aos seus colegas de trabalho o seu valor como profissional – desde mostrar as suas conquistas até compartilhar dúvidas que podem levar ao crescimento de todos na equipe como profissionais. 

Além disso, o paciente também sai ganhando, pois quando a atuação passa a ser conjunta, com um olhar global voltado para o seu processo de reabilitação e melhora clínica, os resultados chegam muito mais rapidamente e de forma concreta.

“Mas Paola, por onde eu começo?”

Hoje eu trouxe três dicas que vão te ajudar nesse processo.

Dica 1

Sempre que avaliar um novo paciente, reserve um tempinho e dê uma devolutiva do caso para quem te indicou aquele paciente. 

Você pode fazer isso por meio de uma ligação, uma conversa presencial ou até mesmo, disponibilizando o seu relatório de avaliação. Compartilhe seus achados fonoaudiológicos e sua proposta de atuação.

Esse também é um bom momento para esclarecer algumas dúvidas que possam ter ficado a respeito do caso e das condutas já em andamento com o paciente, além da possibilidade de ajustar questões como horários de atendimento e medicações em uso.

Essa dica serve pro paciente em atendimento domiciliar, ambulatorial ou hospitalar.

Dica 2

Tenha, sempre em fácil acesso, os contatos de todos os profissionais envolvidos nos cuidados de cada paciente seu. 

Eu sei que quando trabalhamos no hospital ou nos serviços ambulatoriais, a equipe está sempre mais disponível presencialmente, o que facilita muito a troca. Mas, pensando nos pacientes em internação domiciliar ou que residam em uma instituição, a minha dica é criar um grupo de WhatsApp com todos os profissionais envolvidos no cuidado daquele paciente. 

E claro, esteja disponível para os colegas também, caso precisem entrar em contato. 

Dica 3

Na grande maioria dos casos dos pacientes neurológicos, o processo de reabilitação só atinge sucesso quando todos os profissionais conseguem alinhar suas condutas em prol de um objetivo comum.

Por isso, discuta o caso com todos os profissionais envolvidos na reabilitação do paciente – compartilhe conhecimento, conte suas conquistas e divida suas dúvidas, sempre que julgar necessário.

Por exemplo: vamos pensar no atendimento de um paciente traqueostomizado que até ontem não tolerava a oclusão, mas hoje, na sua sessão conseguiu por 5 minutos. Se você repassa essa informação para o fisio respiratório, por exemplo, ele pode treinar também nas sessões dele a oclusão e juntos, irem aumentando o tempo de oclusão, caminhando para uma provável decanulação mais rápida e segura.

Foram dicas preciosas!

Eu sei que, muitas vezes, os demais profissionais não se demonstram muito disponíveis para essa troca (no primeiro momento), mas eu sempre digo que tudo precisa ter um início… E por que não ser você, Fonoaudiólogo, a dar o primeiro passo para que exista uma equipe multidisciplinar que trabalha em conjunto?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *