Todos os dias eu recebo perguntas sobre o caminho que eu segui para ter o meu próprio negócio na Fonoaudiologia – desde a minha empresa de homecare até os dias de hoje, me dedicando a transmitir conhecimento de qualidade à você.
Meu desejo de empreender começou quando eu estava em um emprego que era considerado um emprego “dos sonhos” para muitos fonoaudiólogos.
Mas ao longo da minha contratação, alguns protocolos do local iam contra ao que eu acredito como profissional.
Quando eu assinei minha carta de demissão decidi fazer pela Fonoaudiologia o que eu acreditava que era o correto e comecei a buscar colegas que acreditassem no mesmo que eu.
Eu tinha um sonho de transformar a atuação fonoaudiológica, mas pra isso acontecer, eu tive que aprender muitas coisas além do “ser Fonoaudióloga”.
Eu tive que aprender a como construir e manter um negócio.
Então, o que eu fiz?
Na época, eu já tinha o hábito de estudar diariamente. Então eu dediquei esse hábito a aprender sobre como empreender, como ter a minha empresa, como gerir financeiramente a minha vida.
Não foi simples, mas eu quero compartilhar com vocês aqui alguns passos que eu segui e que podem te ajudar a empreender.
6 Passos que vão te ajudar a empreender na fonoaudiologia
Partiu conhecer o passo a passo?
1. Trace um “plano de negócios”
Pode parecer algo complexo, mas o plano de negócios significa definir qual o objetivo principal do seu empreender e traçar metas que te levarão até lá.
Por exemplo: se o seu objetivo é ter seu próprio consultório, que passos são necessários para conseguir e em quanto tempo você quer conseguir ter uma cantinho pra chamar de seu?
2. Defina sua área de atuação e pesquise seu público
É fundamental conhecer o seu público-alvo para definir, por exemplo, a localização do seu consultório ou em que materiais investir.
Por exemplo: se você definir que quer atuar somente com idosos, cuja mobilidade nem sempre contribui para que o paciente vá até você, talvez seja mais assertivo estruturar um atendimento domiciliar do que ter um espaço físico disponível.
3. Invista em divulgação e crie uma rede de contatos
Quando eu comecei, qualquer festinha entre amigos era a ocasião perfeita para eu falar sobre a Fonoaudiologia e sobre o meu trabalho.
Mantenha contato com os médicos dos seus atuais pacientes e divulgue que você começou um novo negócio, sua localização e serviços prestados.
4. Pense em parcerias estratégicas
Quando a minha empresa entrou no mercado, eu divulgava meus serviços nas casas de repouso e hospitais de retaguarda, e sempre oferecia um treinamento para a equipe de enfermagem e cuidadores.
Várias parceiras nasceram desses treinamentos onde eu deixava clara a atuação da fono, a sua importância e o momento ideal de solicitar a nossa avaliação junto aos pacientes.
5. Conheça os processos burocráticos
Uma parte chata mas muito necessária! Conhecer os processos legais e do nosso Conselho que regulamentam a nossa atuação faz diferença para fazer aquele projeto desenrolar e florescer.
6. Se organize financeiramente
Não comece querendo tudo, ao mesmo tempo e agora. Vá com calma e entenda quanto de dinheiro você precisará investir no seu plano de empreender.
Por exemplo: ao invés de comprar um local para o seu consultório, porque não começar alugando um espaço até a agenda ganhar força e você ter condições ($$$) para ter seu próprio espaço?
Eu sei que parece muito complicado, mas não é…
A ordem aqui é “organização”!
Traçar metas para chegar até o seu objetivo final ajuda a enxergar qual o passo a passo a ser seguido.
Com essas dicas eu tenho certeza que a empreendedora que mora dentro de você ganha forças e consegue colocar aquele projeto em prática!
Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos de Fonoaudiologia, me acompanhe no Instagram clicando aqui.